Onde Descartar Lixo Eletronico Em Manaus?

Onde Descartar Lixo Eletronico Em Manaus
Questions & answers Ask a question Q: (Translated by Google) Do you sell computer parts? (Original) Vocês vendem peças de computador? (No answers) See all questions (20)

Onde eu posso descartar lixo eletrônico?

A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos faz a coleta dos produtos descartados corretamente nas lojas, cooperativas e órgãos públicos. Já são mais de 3.800 pontos em 1.200 municípios. O site da associação tem um serviço que permite localizar o ponto de coleta mais próximo.

Onde jogar lixo Manaus?

COLETA AGENDADA PARA GRANDES OBJETOS via WhatsApp – O serviço de coleta agendada de grandes objetos foi lançado em 11 de julho de 2019, pela Prefeitura de Manaus, em parceria com as duas concessionárias dos serviços de coleta de lixo que operam em Manaus.

Com agendamento gratuito feito via aplicativo de mensagens, o serviço poderá recolher objetos como sofás, camas e geladeiras que forem descartados pela população, para evitar que o lixo de grande porte se acumule em igarapés ou em vias públicas. Dois caminhões tipo Bau, um de cada concessionária, são utilizados para o recolhimento dos resíduos nos locais solicitados pelos usuários.

Durante a solicitação é necessário enviar uma foto do objeto, o endereço completo, telefone para contato e um mapa com a localização do local pelo aplicativo. A equipe do serviço então vai entrar em contato e agendar uma data para o recolhimento do material. O objetivo é evitar que os grandes objetos sejam deixados em vias públicas ou jogados nos igarapés da cidade. Atualmente, por dia, quase 30 toneladas de lixo são retiradas dos igarapés. O novo serviço de coleta será um aliado no combate a essa prática.

  • Como posso fazer o descarte responsável de grandes objetos? Agende a coleta via WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos telefones: 98415-9563 ou 98459-5618,
  • Informe todos os seus dados: nome, endereço, telefone, descrição do objeto, mande foto do objeto e, se possível, mapa localizador do endereço.

Lembre-se que todas estas informações são importantes para que a coleta tenha sucesso. Com a data agendada, a Semulsp irá responder para você informando o dia e a hora da coleta. Deixe tudo pronto no dia agendado. Os objetos deverão estar disponíveis para recolhimento na calçada.

Onde descartar material de informática?

Procure empresas especializadas no descarte ecológico de equipamentos eletrônicos ou locais de postos de coleta. Devolva aos fabricantes. Entregando os equipamentos usados às lojas ou ao fabricante, você valoriza as boas práticas e estimula o descarte correto.

Como é feito o descarte do lixo em Manaus?

Coleta Agendada – O serviço de coleta agendada de grandes objetos foi lançado em 11 de julho de 2019 em parceria com as duas concessionárias dos serviços de coleta de lixo que operam em Manaus. Com agendamento gratuito feito via aplicativo de mensagens, o serviço poderá recolher objetos como sofás, camas e geladeiras que forem descartados pela população, para evitar que o lixo de grande porte se acumule em igarapés ou em vias públicas.

  • Dois caminhões tipo Baú, um de cada concessionária, são utilizados para o recolhimento dos resíduos nos locais solicitados pelos usuários.
  • Durante a solicitação é necessário enviar uma foto do objeto, o endereço completo, telefone para contato e um mapa com a localização do local pelo aplicativo.
  • A equipe do serviço então vai entrar em contato e agendar uma data para o recolhimento do material.

Os resíduos coletados por este serviço são destinados aos grupos de catadores que realizarão a segregação dos materiais aproveitáveis, sendo o refugo ou rejeito encaminhado para o Aterro de Manaus. Veja aqui como proceder clicando. Informações: (92) 98415-9563/ 98459-5618 /

Onde doar eletrônicos quebrados?

Parques. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente mantém um posto de coleta em sua sede, à rua do Paraíso, 387 – térreo, além de postos de coleta em 13 parques e dois pontos da Prefeitura, em parceria com o Movimento Greenk.

Onde jogar fora televisão?

Aparelhos, como celulares, impressoras, câmeras, computadores, televisões, entre outros, têm que ser levados a postos de coleta especiais. E esses lugares de descarte podem ser oferecidos pelas próprias marcas ou até por empresas e ONGs que reciclam esses materiais.

Onde jogar celular no lixo?

A forma correta – Mas agora você deve estar pensando: Tá, mas então se eu não posso jogar ele no lixo, o que eu faço com meu celular antigo? Bem existem vários programas que recolhem os smartphones usados, Alguns inclusive criados pelas próprias fabricantes para recolher os celulares velhos e assim evitar a degradação do meio ambiente.

Qual e o melhor lugar para jogar o lixo?

Destino do Lixo – Conservação para Ensino Médio a lixiviação é constante e os lençóis subterrâneos podem ser contaminados pelo ; trabalhadores socialmente excluídos recolhem materiais recicláveis nos lixões, gerando um problema de saúde pública com as doenças relacionadas ao lixo; o ar é contaminado, pois a sempre acontece e partes dos depósitos podem ser queimadas, além de haver resíduos gasosos produzidos pela decomposição do lixo.

Diante de tantos problemas relacionados a esse tipo de depósito, algumas propostas alternativas foram feitas e podem minimizar esse problema: – Coleta seletiva : a coleta seletiva de materiais recicláveis é primordial, especialmente em centros urbanos. A simples exclusão de materiais como isopor, vidro e metal já ameniza o impacto dos lixões.

Pode também ter uma função social, pois muitos “catadores de latinha” formam cooperativas e tiram o sustento de sua família graças a essa coleta. – Aterros sanitários: os aterros sanitários hoje são apontados como uma das melhores soluções para o problema do lixo nas grandes cidades.

O aterro consiste de um terreno, previamente escolhido para minimizar problemas ambientais, onde o lixo é armazenado em camadas, em locais escavados. O lixo é prensado por máquinas até atingir uma altura de três metros, e depois é coberto por terra. Seria uma espécie de “enterramento” planejado do lixo.

Vantagens: processo de baixo custo; controle da emissão de gases; minimização dos problemas de lixiviação da água; requer trabalhadores pouco especializados. Desvantagens: necessidade de grandes terrenos; interferência das condições climáticas no processo; o terreno ficará inoperante por um bom período de tempo.

– Incineradores: os incineradores são grandes fornos onde o lixo é queimado. É um processo bastante poluente, especialmente em relação à poluição do ar, pois dióxido de carbono, óxidos de enxofre e nitrogênio, entre outros gases, são liberados. É também um processo relativamente caro e que gasta muito tempo se feito da maneira correta, com o uso de filtros.

Ainda assim, é uma alternativa para diminuir o impacto negativo dos lixões. O lixo hospitalar, por exemplo, só pode ser incinerado, pois devido à sua periculosidade à saúde pública, não pode ser descartado in natura. – Usinas de compostagem: através dessas usinas, o material orgânico presente no lixo é transformado num composto orgânico.

See also:  Quanto Ganha Um Fonoaudiologo Em Manaus?

Esse composto é utilizado em solos na agricultura, melhorando suas qualidades físicas, químicas e biológicas. O problema desse tipo de tratamento é sua utilização restrita, pois não ameniza o problema dos resíduos inorgânicos. Outras informações podem ser encontradas no website, desenvolvido por alunos do Instituto de Biociências da USP.

: Destino do Lixo – Conservação para Ensino Médio

Onde posso jogar meu lixo?

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.

Como descartar PC velho?

Recicle seu computador antigo – Dependendo da sua comunidade, pode haver várias opções para reciclar o seu computador. As organizações organizam esporadicamente corridas de reciclagem para coletar uma grande carga de eletrônicos. Essa é uma boa maneira de fazer reciclagem em massa. Em algumas comunidades, deve haver também um local que recolha equipamentos eletrônicos para descarte seguro. E provavelmente, o local estará ligado ao aterro sanitário municipal, à coleta de lixo ou às organizações de reciclagem. É possível que haja horários ou pontos de coleta limitados, portanto, é necessário fazer uma pesquisa.

Onde descartar os aparelhos eletrônicos que não são mais utilizados?

Jogar celular no lixo comum é crime ambiental? – O que é lixo eletrônico? (Imagem: Lucas van Oort / Unsplash) De acordo com o Artigo 33 da Lei N° 12.305/2010 (Política Nacional dos Resíduos Sólidos, ou PNRS), o fabricante é obrigado a fazer a logística reversa dos eletroeletrônicos que comercializa.

  • Ou seja, é responsabilidade do dono procurar o fabricante, que é obrigado a recolher e descartar de forma ecologicamente correta.
  • Para atuar em conformidade com a Legislação, as empresas devem implementar sistemas de logística reversa para recolher e reciclar eletrônicos ou descarta-los corretamente.

Da mesma forma, a PNRS prevê sanções tanto à companhia que falhar em cumprir a Lei, quanto ao consumidor que fizer o descarte de maneira inapropriada. Resumindo: O cidadão que jogar seu celular no lixo de qualquer jeito poderá ser multado, por isso é importante seguir a legislação e ter consciência ambiental.

Onde doar equipamentos de informática?

Para pessoas jurídicas – Entre em contato conosco informando o volume de equipamentos e local em que se encontram. Envie e-mail para [email protected] A ReUrbi conta com o descarte de equipamentos eletrônicos de TI de diversas empresas empresas para o seu sistema de Logística Reversa, recolhendo e recondicionando computadores que antes seriam descartados, mas que apresentam bom funcionamento. ⠀ Quando entregues à nossa iniciativa, estes equipamentos ajudam na inclusão digital e social de vários jovens.

Qual o nome da empresa que faz coleta de lixo em Manaus?

Tumpex – Empresa Amazonense de Coleta de Lixo – Aterro de Manaus.

Qual secretaria é responsável pela coleta de lixo?

Quando falamos em Gestão de Resíduos Sólidos Municipais, as responsabilidades tendem a ser atribuídas somente à Secretaria Municipal do Meio Ambiente ou à Secretaria Municipal de Obras.

Como funciona a reciclagem em Manaus?

Logística Reversa Os materiais recicláveis que podem ser deixados nos postos são papel, plástico, papelão, garrafas PET, caixinhas tetra-pack, latinhas, revistas e jornais. Esses materiais vão para os catadores parceiros da Prefeitura de Manaus.

Onde doar eletrônicos usados?

Faça uma boa ação – A solidariedade também é uma opção bastante usada por Elaine Martins, apesar da dificuldade para se desfazer de determinados equipamentos. “Nem todos têm condições de fazer um upgrade nos PCs ou periféricos, mas também gostam e possuem todo o direito de ficarem conectados.

É engraçado, pois aparecem doações de todo tipo e de artigos que você nem imagina que alguém ainda pode ter ou precisar.” Ela conta que, certa vez, doou um monitor CRT bastante antigo e com um problema que deixava a imagem completamente azul. O rapaz que recebeu o equipamento, porém, não tinha condições de adquirir um display novo e precisava finalizar trabalhos para a faculdade.

“Ele me disse que para escrever os textos não interessa a cor que aparece na tela, apenas o conteúdo”, lembra. Martins utiliza a lista de emails, que não é voltada especificamente para a doação de eletrônicos, e sim, para todo tipo de objeto. Grupos no também são bastante úteis para quem estiver a fim de fazer uma doação para pessoas.

O que fazer com eletrônicos usados?

O final do ano é uma época na qual muitas pessoas compram novos produtos eletrônicos e, na maioria das vezes, os itens velhos ou que não funcionam mais são descartados, o que gera um problema para quem precisa se desfazer do bem e também para o meio ambiente.

  • Os eletroeletrônicos recebem o nome técnico de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), e esta classificação abrange toda uma gama de objetos que vão desde celulares, computadores e ventiladores, até panelas elétricas, geladeiras e micro-ondas.
  • Uma das dificuldades é a conscientização do consumidor.

Quando ele precisa de alguma coisa nova procura canais para comprar e sempre encontra. Um website novo, um aplicativo novo, um produto novo ou usado. A dificuldade é realmente na hora de descartar, porque muita gente não tem consciência do que fazer e aí tudo acaba indo para o lixo comum”, afirma Sergio de Carvalho Mauricio, presidente da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos).

  1. Assim como produtos que têm uma vida útil menor e são jogados no lixo diariamente, dispositivos eletrônicos que não têm mais utilidade também precisam ser separados e descartados da maneira correta.
  2. Um relatório divulgado neste ano pela Green Eletron, empresa com foco na logística reversa de aparelhos eletrônicos, aponta que somente 3% do volume deste tipo de lixo foi reciclado no Brasil nos últimos 2 anos.

Um dos motivos é o fato de que 33% das pessoas entrevistadas pelos pesquisadores nunca ouviram falar em pontos ou locais corretos para descarte de lixo eletrônico. Entre as pessoas que conhecem algum ponto de coleta, apenas 7% revelaram descartar seus eletroeletrônicos da maneira correta.

  • E dois motivos foram os mais citados para justificar o descarte inadequado: não saber onde há um coletor (20%) e conhecer um coletor mas ele ser distante da região da residência (21%).
  • O chefe executivo da ABREE ressalta que quase todos os eletroeletrônicos e eletrodomésticos podem ser reciclados de alguma forma, uma vez que eles são compostos por plástico, vidro, metais e borracha, materiais que normalmente já são recebidos, separados e tratados nas empresas de reciclagem.
See also:  Quanto É A Entrada Np Musa Em Manaus?

“Algumas reciclagens são mais simples, porque você só precisa remover o material e reinserir em uma cadeia produtiva, e outras precisam de descontaminação, limpeza, separação e classificação, um processo um pouco mais complexo.” Em relação aos locais corretos para fazer o descarte, especialistas indicam tanto os ecopontos, principalmente para dispositivos muito grandes, como os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) instalados em regiões de fácil acesso.

  • Eles são colocados em lugares selecionados e apropriados para receber esses resíduos sólidos.
  • Leia mais: Artistas criam escultura de líderes do G7 com lixo eletrônico A ABREE, por exemplo, já conta com mais de 3 mil pontos de coleta de eletrônicos no Brasil, resultado de parcerias feitas com Municípios e e redes de varejo que normalmente vendem esses produtos.

Além disso, o site da associação tem uma área onde a pessoa pode digitar o seu CEP e selecionar o produto que deseja descartar. Então, são exibidos os PEVs mais próximos da sua residência para realizar o descarte. “Como consumidor, o importante é saber onde descartar o material para que ele siga para um fim mais honroso do que ser jogado no lixo comum e acabar limitando a vida útil de aterros.

  • Ou pior ainda, ser descartado em terrenos baldios, nos rios e nas praias”, enfatiza Sergio.
  • Equipamentos que contém circuitos de refrigeração, como ar-condicionado, geladeira e frigobar, são considerados um dos mais nocivos à natureza, uma vez que eles armazenam gases refrigerantes.
  • Se colocadas em locais inadequados, essas substâncias podem se desprender do circuito contribuem para o efeito estufa.

O presidente da ABREE ressalta também que muitos eletrodomésticos têm motores nas suas estruturas e, por conta disso, armazenam algumas quantidades de óleo que se não forem despejadas nos pontos corretos, podem contaminar o solo. Os circuitos eletrônicos de computadores e celulares, por exemplo, têm quantidades significativas de metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio.

  1. Essas substâncias são altamente poluentes e o contato delas com o meio ambiente pode afetar a qualidade do solo e das águas de rios e lençóis freáticos.
  2. Tratando-se do mercúrio e do cádmio, esses elementos também podem causar intoxicação aguda e crônica às pessoas que entrarem em contato com eles.
  3. O chumbo, além dos riscos dos outros dois elementos, é considerado cancerígeno, sendo nocivo aos rins e ao sistema nervoso dos seres humanos.

Sergio orienta os consumidores a sempre realizarem uma limpeza superficial nos produtos antes de descartá-los. Além disso, no caso de objetos quebrados e que possam oferecer algum tipo de risco para os funcionários das empresas que vão manuseá-los, a orientação é para que eles sejam colocados em ambientes com a segurança reforçada.

  • Outra dica é para que as pessoas que não sejam especialistas não abram e desmontem os produtos em casa sem algum tipo de orientação, dado que alguns componentes do dispositivo em questão que são desconhecidos podem oferecer algum risco à saúde do cidadão.
  • Sergio de Carvalho afirma que o Brasil ainda está atrás de alguns países que são referência no descarte de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, como Japão e Alemanha.

“A gente ainda tem muito a aprender com eles, principalmente na disciplina do consumidor em buscar alternativas adequadas. Cultura é um processo que demora para mudar de maneira natural e todo tipo de comunicação e educação ambiental ajuda a acelerar esse processo de mudança de mentalidade”, afirma.

“Além disso, estabelecer uma boa rede de pontos de recebimento também facilita. Você ter um consumidor consciente e que não tem um local para descartar próximo a sua residência é algo ainda muito comum no Brasil, infelizmente.” Um ótimo exemplo de como o lixo eletrônico pode ser reutilizado foi dado nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Na ocasião, todas as medalhas conquistadas pelos atletas foram produzidas a partir de ouro, prata e cobre reaproveitados de celulares e computadores descartados. No total, foram utilizados mais de 6 milhões de telefones quebrados e 78 toneladas de computadores para a fabricação de cerca de 5 mil medalhas para o evento.

É possível vender lixo eletrônico?

Sucata eletrônica: onde comprar ou vender resíduos eletrônicos 16 Apr 2020 por OSucateiro.com A compra e a venda de sucata eletrônica está cada vez mais presente no mercado de resíduos. Seja por seu preço extremamente atrativo para empresas que buscam por esses materiais, seja pela variedade de opções de reutilização que a sucata eletrônica oferece.

Onde jogar HD fora?

Procure cooperativas ou fabricantes – Postos de coleta e iniciativas de reciclagem de fabricantes ou instituições recebem e tratam componentes eletrônicos de forma adequada (Imagem: beear/Pixabay) Caso decida seguir adiante com o descarte, depois de tomar todas as medidas, reforçamos nossa dica de não jogar o HD no lixo comum.

Vale a pena procurar ecopontos ou iniciativas mantidas pela prefeitura de sua cidade para a manipulação e reciclagem efetiva dos componentes eletrônicos, ou as próprias fabricantes, que costumam ter programas de recebimento e tratamento de equipamentos da maneira correta. Locais de grande circulação, como estações de metrô ou terminais de ônibus, às vezes possuem postos de coleta de lixo eletrônico.

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), por exemplo, é responsável pela iniciativa, com unidades em todo o Brasil, enquanto o mantém um cadastro de outros endereços do tipo pelo país. Fonte: Trending no Canaltech: : Como descartar corretamente um HD com defeito ou antigo?

Pode jogar TV no lixo?

Por que não se pode jogar uma TV antiga no lixo? Porque é ruim para o meio ambiente. Há uma série de elementos poluentes na composição de qualquer tipo de televisor, desde os menos perigosos como plásticos e polímeros, a outros extremamente nocivos como o chumbo.

O que fazer com os aparelhos eletrônicos velhos?

O final do ano é uma época na qual muitas pessoas compram novos produtos eletrônicos e, na maioria das vezes, os itens velhos ou que não funcionam mais são descartados, o que gera um problema para quem precisa se desfazer do bem e também para o meio ambiente.

Os eletroeletrônicos recebem o nome técnico de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), e esta classificação abrange toda uma gama de objetos que vão desde celulares, computadores e ventiladores, até panelas elétricas, geladeiras e micro-ondas. “Uma das dificuldades é a conscientização do consumidor.

Quando ele precisa de alguma coisa nova procura canais para comprar e sempre encontra. Um website novo, um aplicativo novo, um produto novo ou usado. A dificuldade é realmente na hora de descartar, porque muita gente não tem consciência do que fazer e aí tudo acaba indo para o lixo comum”, afirma Sergio de Carvalho Mauricio, presidente da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos).

Assim como produtos que têm uma vida útil menor e são jogados no lixo diariamente, dispositivos eletrônicos que não têm mais utilidade também precisam ser separados e descartados da maneira correta. Um relatório divulgado neste ano pela Green Eletron, empresa com foco na logística reversa de aparelhos eletrônicos, aponta que somente 3% do volume deste tipo de lixo foi reciclado no Brasil nos últimos 2 anos.

Um dos motivos é o fato de que 33% das pessoas entrevistadas pelos pesquisadores nunca ouviram falar em pontos ou locais corretos para descarte de lixo eletrônico. Entre as pessoas que conhecem algum ponto de coleta, apenas 7% revelaram descartar seus eletroeletrônicos da maneira correta.

  1. E dois motivos foram os mais citados para justificar o descarte inadequado: não saber onde há um coletor (20%) e conhecer um coletor mas ele ser distante da região da residência (21%).
  2. O chefe executivo da ABREE ressalta que quase todos os eletroeletrônicos e eletrodomésticos podem ser reciclados de alguma forma, uma vez que eles são compostos por plástico, vidro, metais e borracha, materiais que normalmente já são recebidos, separados e tratados nas empresas de reciclagem.
See also:  Quanto Custa A Passagem De Manaus A Presidente Figueiredo?

“Algumas reciclagens são mais simples, porque você só precisa remover o material e reinserir em uma cadeia produtiva, e outras precisam de descontaminação, limpeza, separação e classificação, um processo um pouco mais complexo.” Em relação aos locais corretos para fazer o descarte, especialistas indicam tanto os ecopontos, principalmente para dispositivos muito grandes, como os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) instalados em regiões de fácil acesso.

  1. Eles são colocados em lugares selecionados e apropriados para receber esses resíduos sólidos.
  2. Leia mais: Artistas criam escultura de líderes do G7 com lixo eletrônico A ABREE, por exemplo, já conta com mais de 3 mil pontos de coleta de eletrônicos no Brasil, resultado de parcerias feitas com Municípios e e redes de varejo que normalmente vendem esses produtos.

Além disso, o site da associação tem uma área onde a pessoa pode digitar o seu CEP e selecionar o produto que deseja descartar. Então, são exibidos os PEVs mais próximos da sua residência para realizar o descarte. “Como consumidor, o importante é saber onde descartar o material para que ele siga para um fim mais honroso do que ser jogado no lixo comum e acabar limitando a vida útil de aterros.

Ou pior ainda, ser descartado em terrenos baldios, nos rios e nas praias”, enfatiza Sergio. Equipamentos que contém circuitos de refrigeração, como ar-condicionado, geladeira e frigobar, são considerados um dos mais nocivos à natureza, uma vez que eles armazenam gases refrigerantes. Se colocadas em locais inadequados, essas substâncias podem se desprender do circuito contribuem para o efeito estufa.

O presidente da ABREE ressalta também que muitos eletrodomésticos têm motores nas suas estruturas e, por conta disso, armazenam algumas quantidades de óleo que se não forem despejadas nos pontos corretos, podem contaminar o solo. Os circuitos eletrônicos de computadores e celulares, por exemplo, têm quantidades significativas de metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio.

  • Essas substâncias são altamente poluentes e o contato delas com o meio ambiente pode afetar a qualidade do solo e das águas de rios e lençóis freáticos.
  • Tratando-se do mercúrio e do cádmio, esses elementos também podem causar intoxicação aguda e crônica às pessoas que entrarem em contato com eles.
  • O chumbo, além dos riscos dos outros dois elementos, é considerado cancerígeno, sendo nocivo aos rins e ao sistema nervoso dos seres humanos.

Sergio orienta os consumidores a sempre realizarem uma limpeza superficial nos produtos antes de descartá-los. Além disso, no caso de objetos quebrados e que possam oferecer algum tipo de risco para os funcionários das empresas que vão manuseá-los, a orientação é para que eles sejam colocados em ambientes com a segurança reforçada.

  1. Outra dica é para que as pessoas que não sejam especialistas não abram e desmontem os produtos em casa sem algum tipo de orientação, dado que alguns componentes do dispositivo em questão que são desconhecidos podem oferecer algum risco à saúde do cidadão.
  2. Sergio de Carvalho afirma que o Brasil ainda está atrás de alguns países que são referência no descarte de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, como Japão e Alemanha.

“A gente ainda tem muito a aprender com eles, principalmente na disciplina do consumidor em buscar alternativas adequadas. Cultura é um processo que demora para mudar de maneira natural e todo tipo de comunicação e educação ambiental ajuda a acelerar esse processo de mudança de mentalidade”, afirma.

  1. Além disso, estabelecer uma boa rede de pontos de recebimento também facilita.
  2. Você ter um consumidor consciente e que não tem um local para descartar próximo a sua residência é algo ainda muito comum no Brasil, infelizmente.” Um ótimo exemplo de como o lixo eletrônico pode ser reutilizado foi dado nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Na ocasião, todas as medalhas conquistadas pelos atletas foram produzidas a partir de ouro, prata e cobre reaproveitados de celulares e computadores descartados. No total, foram utilizados mais de 6 milhões de telefones quebrados e 78 toneladas de computadores para a fabricação de cerca de 5 mil medalhas para o evento.

O que fazer com o lixo eletrônico descartar ou reciclar?

O que se deve fazer com o lixo eletrônico? – O lixo eletrônico não pode ser descartado junto com o lixo comum, devido a presença de metais pesados em sua composição, como já vimos. Sendo assim, ele deve ser entregue na loja onde foi comprado, para que seja devolvido ao seu fabricante, que dará o destino correto ao material. Dentre os possíveis, estão:

Remanufatura : é aplicável no caso de computadores, por exemplo, que ainda estão funcionais e podem ser utilizados para outros fins; Reciclagem : componentes de materiais eletrônicos podem ser separados para posterior reciclagem; Descarte em aterro próprio ou incineração : quando o produto não possui materiais de interesse para reciclagem, ou esse processo não é vantajoso economicamente, as opções restantes são o descarte em aterro especial ou a incineração controlada. Os disquetes de computador têm esse destino, por exemplo.

Onde posso descartar celulares velhos?

Basta depositar o material obsoleto ou fora de uso de qualquer operadora e fabricante nas urnas coletoras, disponíveis em mais de 2.000 Lojas Próprias e Agentes Autorizados Claro.