Onde Fica O Centro Histórico De Manaus?

Onde Fica O Centro Histórico De Manaus
O Centro Histórico de Manaus, também conhecido como Centro de Manaus, é a região mais antiga e um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do estado do Amazonas.

Qual o endereço do Centro Histórico de Manaus?

O que fazer no Centro Histórico de Manaus? –

    Teatro Amazonas – mais conhecido como um dos mais belos cartões postais da capital Amazonense, o Teatro Amazonas é uma casa de espetáculos construída no século XIX, que visava atender à demanda da alta sociedade da época por shows e por oportunidades de convivência com outras pessoas da elite. O Teatro recebeu inúmeras companhias de teatro internacionais, e atualmente funciona como um museu que também abriga diversos espetáculos que podem ser pagos ou gratuitos. Há visita guiada, que vale a pena ser feita. Endereço: Largo de São Sebastião – Centro. Porto de Manaus – outro local que deve ser conhecido é o Porto da cidade, de onde partem diversos passeios para o Encontro das Águas, ou para cidades mais distantes, como Parintins. É um local de grande importância cultural e histórica para a cidade, que permite ao visitante ter um contato íntimo com a cultura local. Palácio da Justiça (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org) Palácio da Justiça – erguido para funcionar como a sede do poder Judiciário do estado, exerceu essa função por cerca de cem anos. Atualmente, o local é um museu que abriga diversas peças originais de tribunais, além das salas onde ficavam os líderes da justiça do estado do Amazonas.

    Além disso, na visita guiada há exposição de alguns crimes que ocorreram na região, fazendo com que o visitante tenha acesso ao tribunal do júri. Assim como o Teatro Amazonas, só se pode entrar com um guia do local. Vale a pena conhecer. Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 901 – Centro. Palácio Rio Negro – outro cartão postal da cidade, o Palácio Rio Negro inicialmente foi utilizado como residência por um dos barões durante o Ciclo da Borracha, e atualmente é um espaço cultural da cidade, aberto à visitação, que permite ao visitante conhecer um pouco mais da história do estado e do município.

    Endereço: Av. Sete de Setembro, 1546 – Centro. Palacete Provincial – o local, que também chama a atenção por sua arquitetura imponente, abriga 5 museus, incluindo o de Numismática, o de Imagem e de Som, e diversos outros, que possuem um grande acervo de peças.

    Vale a pena conhecer. Endereço: Praça Heliodoro Balbi, S/N – Centro. Catedral Metropolitana de Manaus – a Igreja da Nossa Senhora da Conceição é outro local que deve ser visitado por quem busca conhecer um pouco mais da história Amazonense. O templo, localizado em frente ao Porto, chama a atenção não só pelo seu belo exterior, mas também por sua grandiosidade interior, que conta com um museu sacro com belas peças.

    Para os mais católicos, vale ressaltar que a Igreja foi visitada pelo Papa João Paulo II, e lá há registros desse momento histórico, o que a torna aind Catedral Metropolitana de Manaus (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org) a mais especial. Endereço: Praça Osvaldo Cruz, s/n – Centro. Mercado Adolpho Lisboa – conhecido popularmente como Mercado Público de Manaus, é um local que vale a pena ser visitado por permitir que o visitante tenha contato com diversas frutas, pratos e artesanatos que podem não ser comuns de sua região de origem; além de ter uma beleza incomum em seu exterior, que chama a atenção dos visitantes. Além disso, há diversas lojinhas de lembrancinhas para aqueles que buscam levar alguns presentes de volta. Endereço: R. dos Barés – Centro histórico.

Que horas abre o Centro de Manaus?

Horário do comércio de Manaus (terça, 12/10) – Comércio da Região Central O comércio do Centro de Manaus abrirá das 9h às 13h. Este é um horário sugerido pela Fecomércio-AM aos empresários da área central da cidade.

Shoppings: Amazonas – Lojas e áreas de lazer – – Praça de alimentação – 12h às 21h; Manauara – Lojas – 13h às 21h – áreas de lazer e praça de alimentação – 12h às 22h; Manaus Plaza – Lojas – 14h às 20h – Praça de Alimentação – 11h às 20h; Millennium – Lojas e praça de alimentação – 12h às 18h; Ponta Negra – Lojas – 14h às 21h – Áreas de lazer e praça de alimentação – 12h às 22h; Studio 5 – Lojas, áreas de lazer e praça de alimentação – 10h às 22h; Sumaúma – Lojas, áreas de lazer e praça de alimentação – 10h às 22h.

Onde fica o T3 em Manaus?

15/03/2014 18h15 Após passar por sua primeira reforma, desde que foi construído em 2001, o Terminal de Passageiros T3, localizado na avenida Noel Nutels, Cidade Nova I, zona Norte. A reforma do T3 tem a finalidade de aumentar o conforto dos passageiros que utilizam o transporte coletivo naquela região da cidade e foi orçada em R$ 2.265.605,91.

A obra reestruturou todo o espaço físico que tem uma área construída de quase 3.500 metros quadrados. No local, que estava bastante deteriorado, foram executados serviços de recuperação do telhado e dos gradis nas áreas externa e interna, reforma do platinado, pavimentação total nas vias internas com massa asfáltica com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), massa com maior durabilidade e impacto para veículos pesados, implantação de calçadas no entorno do terminal e reforma de banheiros públicos femininos e masculinos, com aplicação de granito nas divisórias e bancadas e portas de alumínio, além de pisos novos, que darão aspecto de modernidade e higiene ao espaço.

“Quando estive visitando este terminal, me deparei com o banheiro feminino todo pichado. Percebi que aquilo não era vandalismo e sim uma demonstração clara de indignação. Agora temos banheiros que oferecem respeito e dignidade aos usuários com acabamentos de primeira e ainda preparados para receberem pessoas com deficiência”, disse Arthur.

  1. Os operários também realizaram recuperação, lavagem e pintura do piso do terminal, sinalização horizontal e vertical, implantação de bancos em concreto armado, lixeiras e a substituição de toda a rede hidráulica e elétrica.
  2. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Borges, o T3 vai proporcionar mais conforto e segurança para os usuários.

“A reforma do T3, além de ser reivindicação antiga dos usuários, realmente era um local que necessitava ser visto com mais atenção pelo poder público. Com essa reforma, ganha Manaus e ganham todos os usuários do transporte coletivo. Hoje, a população recebe um local com mais conforto e segurança.

  • ”, afirmou.
  • Durante a inauguração, o prefeito também se manifestou quanto à reforma do Terminal 4, no Jorge Teixeira.
  • Segundo ele, a prefeitura irá intervir na empresa que não cumpriu o acordado e deve acelerar a reforma do local para os próximos meses.
  • Tivemos problemas com a empresa que está recebendo uma intervenção por parte da prefeitura, porque com dinheiro público não se brinca.

Queremos os terminais oferecendo comodidade, dignidade e respeito aos usuários”, esclareceu. Texto – Ulysses Marcondes Fotos – Karla Vieira

Qual zona fica bairro Alvorada Manaus?

O Alvorada é um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do estado do Amazonas. Localiza-se na Zona Centro-Oeste da cidade.

Onde fica localizado o bairro Lagoa Azul em Manaus?

Como chegar na Lagoa Azul – A Lagoa Azul fica localizada dentro de um terreno particular, na comunidade Nova Esperança, no KM-120 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista). Para chegar na lagoa dirija até o KM-1005 (KM-120) da BR-174 (Manaus-Presidente Figueiredo) e vire à direita, pegando o ramal Nova Esperança, uma pequena estrada de piçarra.

  • Estranhando a quilometragem? É que, sabe-se lá por qual razão, o Ministério dos Transportes, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), resolveu começar a numeração da estrada, no entroncamento com a AM-010, em Manaus, pelo KM-888.
  • O KM-120, portanto, é o mesmo KM-1005.

Até a lagoa(depois de entrar no KM-1005/120) dirija por cerca de oito quilômetros. Vire à direita na primeira bifurcação e novamente à direita, em frente a uma igreja. Ao longo do ramal há placas (pequenas) indicando o caminho para a lagoa.

Qual o bairro mais bonito de Manaus?

Ponta Negra Considerado por muitos o melhor bairro de Manaus, Ponta Negra tem uma vasta gama de comércio e serviços a oferecer, incluindo pubs, restaurantes, mirantes, escolas e bancos. Além de atrair muitos turistas, o bairro conta com condomínios novos e de qualidade que o revitalizaram.

Qual e o bairro menos populoso da cidade de Manaus?

Último censo do IBGE (2010) indica crescimento de quase 30% em 10 anos. Zona Norte lidera ranking de crescimento populacional entre regiões. – Entres os anos de 2000 e 2010, a população de Manaus cresceu 28,2%. O número de habitantes da capital amazonense saltou de 1.405.835 para 1.802.014 moradores durante a década.

A Zona Norte registrou o maior índice de aumento de residentes dentre as regiões da cidade, alcançando crescimento de 77,6%. Enquanto a Zona Sul foi única área com redução de habitantes. Os dados são dos dois últimos censos demográficos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Zonas Durante a década de 2000, Manaus teve um aumento de 396.179 habitantes. A Zona Norte, que ocupa liderança de crescimento, quase dobrou o número de moradores. Somados as populações dos dez bairros da área, a Zona Norte tem mais de meio milhão de habitantes (501.055). A Zona Centro-Sul registrou 28,2% de crescimento populacional, o que corresponde ao segundo maior aumento se comparado os resultados dos dois últimos censos. Os sete bairros da zona evoluíram 123.987 para 152.753 habitantes. Na última década, a Zona Leste de Manaus apresentou incremento de 20,8% do total de habitantes.

  • A população saiu da marca de 324.986, evoluindo ao quantitativo de 392.599 pessoas.
  • A área tem 11 bairros.
  • As zonas Oeste e Centro-Oeste ocupam a quarta e quinta posições de crescimento populacional com índices de 18,3% e 5,2%, respectivamente.
  • Em 2010, a Zona Oeste passou a ter 253.589 habitantes.
  • No mesmo ano, a Centro-Oeste atingiu o total de 148.333 moradores se somados as populações dos cinco bairros que compõem a região.

Diferentemente das outras cinco áreas de Manaus, a Zona Sul foi a única a registrar diminuição populacional. A redução em dez anos foi de 7,1%. No início da década a zona tinha 308.340 habitantes e dez anos depois 286.488 residentes. Na área sul estão localizados 18 bairros, incluindo o Centro da capital amazonense.

  1. Do total de bairros, 13 registraram redução do número de habitantes.
  2. Bairros O bairro Cidade Nova, situado na Zona Norte, é o mais populoso de Manaus com 121.135 habitantes.
  3. Já a menor população é do bairro Vila Buriti (Zona Sul), que tem apenas 1.827 moradores.
  4. O Tarumã, localizado na Zona Oeste, registrou maior percentual (284,8%) de evolução populacional entres os bairros da capital durante a década de 2000.

O bairro saltou de 7.291 para 28.057 habitantes. O índice mais expressivo de redução do volume de habitantes é do bairro Cidade Nova, que apresentou queda de 37,4%. Embora seja a localidade mais populosa, a Cidade Nova perdeu mais 72 mil habitantes ao longo de dez anos.