Qual É O Estado De Manaus?

Qual É O Estado De Manaus
Mensen zoeken ook naar Ceará Alagoas Maranhão São Paulo Bahia Minas Gerais Rio Grande do Sul

Qual é o nome do estado de Manaus?

Manaus comemora nesta quarta-feira 349 anos de fundação Amazonas Fundada em 24 de outubro de 1669, Manaus surgiu em torno do forte de São José do Rio Negro. A fortaleza foi construída pelos portugueses no ponto onde se juntam os rios Negro e Solimões para controlar o acesso à parte mais ocidental da Amazônia. Embratur Transcrição LOC: A ANIVERSARIANTE DESTA QUARTA-FEIRA É A CIDADE DE MANAUS, UMA DAS CIDADES QUE RECEBEM O SINAL DA RÁDIO SENADO. LOC: CELEBRANDO 349 ANOS DE FUNDAÇÃO, MANAUS JÁ TEVE OUTROS NOMES. E QUEM CONTA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DA CAPITAL AMAZONESE É O REPÓRTER EDSON GOMES: (Repórter) Fundada em 24 de outubro de 1669, Manaus surgiu em torno do forte de São José do Rio Negro.

  • A fortaleza foi construída pelos portugueses no ponto onde se juntam os rios Negro e Solimões para controlar o acesso à parte mais ocidental da Amazônia.
  • O povoado foi chamado inicialmente de São José da Barra do Rio Negro.
  • Passou à categoria de vila em 1832, com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Rio Negro, ou Vila da Barra.

A elevação para cidade ocorreu em 1848, quando a localidade passou a se chamar Cidade da Barra do Rio Negro. O nome atual começou a se formar em 1856, ano em que a cidade recebeu a denominação de Manáos, uma homenagem aos manaós, grupo indígena da região conhecido pela coragem e valentia.

Hoje, Manaus, capital do Estado do Amazonas, tem cerca de dois milhões, 150 mil habitantes. Ocupa a 7ª posição entre as cidades mais populosas do país. O desenvolvimento de Manaus tem grande ligação com a Zona Franca, uma área de livre comércio implantada a partir dos anos 60 para atrair indústrias para a região Amazônica.

A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, destaca a importância da zona franca para a cidade. (Vanessa Grazziotin) Manaus é uma cidade que se diferencia, por conta de que abriga um projeto de desenvolvimento, que é um projeto baseado em incentivos fiscais federais, ou seja, nós abrigamos aqui um polo industrial, que hoje tem mais de 500 fábricas.

  • E uma boa parte dos empregos que são gerados aqui, ou são empregos que vêm diretamente das atividades da zona franca ou são empregos abertos indiretamente por conta da zona franca.
  • Repórter) Segundo a revista América Economia, Manaus aparece como uma das 30 melhores cidades para se fazer negócios na América Latina, ficando à frente de capitais de países da região, como Caracas, Assunção e Quito.

E uma empresa de consultoria aponta a capital amazonense como a quarta melhor cidade para se viver no Brasil, e está entre as 150 no mundo. Para o senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, essa posição no ranking pode ser explicada pela hospitalidade e generosidade da população – resultado do ajuntamento de várias culturas.

(Eduardo Braga) Há uma mistura da cultura Portuguesa, nordestina com a cultura indígena que cria toda uma característica própria, seja da musicalidade, das lendas, das adaptações que nós temos, das óperas abertas que foram construídas aqui ao logo do tempo pelo talento daqueles que formam a cultura do nosso estado e do no povo.

(Repórter) A história de Manaus também está ligada à exploração da borracha. No auge do ciclo da borracha, entre 1870 e 1912, a cidade experimentou um grande crescimento e é daquela época a construção do principal cartão postal de Manaus, o Teatro Amazonas, um dos mais importantes do Brasil.

Qual estado tem a capital Manaus?

Em virtude da Lei Provincial n.º 68, de 04-09-1856, o município de Barra do Rio Negro passou a denominar-se Manaus. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é capital do Estado do Amazonas e se compõe de 3 distritos: Manaus, Remédios e Tauapessassu.

Quais estados de Manaus?

A cidade de Manaus está situada no estado do Amazonas, na Região Norte do Brasil.

Qual é o estado da Amazônia?

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística A Amazônia Legal corresponde à área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM delimitada em consonância ao Art.2o da Lei Complementar n.124, de 03.01.2007. A Amazônia Legal foi instituída com o objetivo de definir a delimitação geográfica da região política de atuação da SUDAM como finalidade promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.

Rondônia 52
Acre 22
Amazonas 62
Roraima 15
Pará 144
Amapá 16
Tocantins 139
Mato Grosso 141
Maranhão* 181
TOTAL 772

Apenas as áreas dos municípios do Estado do Maranhão situados ao oeste do Meridiano 44º, dos quais, 21 deles, estão parcialmente integrados na Amazônia Legal. A Amazônia Legal apresenta uma área de 5.015.067,86 km2, correspondendo a cerca de 58,93% do território brasileiro.

Nesta publicação constam os limites da Amazônia Legal, limites municipais e as posições das sedes dos municípios que compõe a Amazônia Legal, assim como atributos que caracterizam como estes municípios e sedes interagem com a região.Esta publicação é fruto de operações de geoprocessamento efetuadas tendo como base a Malha Digital Municipal 2021, disponível no seguinte endereço:Desta forma, esta publicação herda todas as características e condições de uso associados à Malha Digital Municipal 2021.

As bases cartográficas disponibilizadas são compatíveis com a escala original de trabalho – 1:250.000, sem supressão de pontos, de acordo com critérios técnicos preestabelecidos pela IBGE/DGC/CETE. Sistema Geodésico de Referência – SIRGAS 2000 Sistema de Coordenadas Geográficas Codificação de texto – UTF-8

Esta publicação é composta por 3 arquivos geoespaciais em formatos SHP e KML e 3 planilhas em formato XLS contendo somente os atributos: Limites_Amazonia_Legal_2021 : Trata-se da representação dos limites da Amazônia Legal, composta por 1 polígono. Apresenta os seguintes atributos:

Nome: “Amazônia Legal” AREA_KM2: informa a área em quilômetros quadrados

Sede_Mun_Amazonia_Legal_2021 : Trata-se da representação dos pontos que representam as sedes municipais de cada município da região. É composto por 772 pontos. Apresenta os seguintes atributos:

NM_REGIAO: Informa no nome da Região geográfica a qual pertence o município. CD_UF: Código numérico associado pelo IBGE ao Estado ao qual pertence o município. NM_UF: Nome do Estado ao qual pertence o município. SIGLA: Sigla do Estado ao qual pertence o município. CD_MUN: Código numérico associado pelo IBGE ao Município. NM_MUN: Nome do Município. LAT_SEDE: Coordenada da latitude expressa em graus decimais. LNG_SEDE: Coordenada da longitude expressa em graus decimais. SEDE_AL: Informa se a sede municipal está localizada dentro (“sim”) ou fora (“não”) da Amazônia Legal.

Mun_Amazonia_Legal_2021 : Trata-se da representação dos polígonos dos municípios que fazem parte da Amazônia Legal. Os 772 municípios englobam 874 polígonos em função da subordinação de algumas ilhas. Apresenta os seguintes atributos:

CD_MUN: Código numérico associado pelo IBGE ao Município. NM_MUN: Nome do Município. SIGLA: Sigla do Estado ao qual pertence o município. AREA_TOT: Área Total do município expressa em quilômetros quadrados. AREA_INT: Área do município dentro da Amazônia Legal, expressa em quilômetros quadrados. PORC_INT: Porcentagem da área do município que se encontra dentro da área da Amazônia Legal, expresso em porcentagem (0 – 100%). NM_REGIAO: Informa no nome da Região geográfica a qual pertence o município. CD_UF: Código numérico associado pelo IBGE ao Estado ao qual pertence o município. NM_UF: Nome do Estado ao qual pertence o município.

See also:  Quanto Custa Um Apartamento Em Manaus?

O IBGE divulga hoje (14) uma série de atualizações dos recortes territoriais legais do país. Ao todo,.14/07/2022 O IBGE divulga hoje (16) o novo mapa da Amazônia Legal para 2020, com base na atualização da Malha Municipal.16/06/2021 O IBGE divulga hoje os Limites da Amazônia Legal para 2019, a partir da atualização da Malha Municipal.29/06/2020 O IBGE lança hoje (2) o Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas,.02/05/2019 O IBGE divulga hoje o Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas,.02/05/2019 O IBGE é responsável pela delimitação da Amazônia Legal? Não. A Amazônia Legal foi definida em Lei Complementar no 124 de 03/01/2007 e é de responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM qualquer alteração em seus limites.

Por que o IBGE disponibiliza a Amazônia Legal como recorte geográfico? O IBGE busca disponibilizar recortes geográficos que têm relevância para a divulgação de informações estatísticas e geocientíficas e para a aplicação de políticas públicas governamentais orientadoras de investimentos locais por parte de agentes públicos e privados.

A finalidade principal é a identificação das unidades político-administrativas do Brasil localizadas na área definida como Amazônia Legal, que, devido a sua relevância ambiental e política, é foco de diversos estudos e políticas públicas territoriais.

Qual a periodicidade de atualização da Amazônia Legal? A Amazônia Legal, por se tratar de recorte legal, só terá sua delimitação atualizada quando houver atualização da legislação ou normativa desses recortes. Pode haver atualizações relativas a Divisão Territorial do Brasil que impactam nos limites e nomenclaturas de Municípios e Estados.

Onde posso obter mais informações sobre a Amazônia Legal? Essas informações podem ser obtidas no site da SUDAM, E em estudos publicados pelo IBGE como as Geoestatísticas de Recursos Naturais da Amazônia Legal consultado o link: Quais são as legislações referentes à Amazônia Legal? As legislações podem ser consultadas no site da SUDAM através do link: O termo Amazônia Legal só foi incorporado em legislações mais recentes, como a Lei n.11.952, de 25.06.2009, e o Código Florestal (Lei n.12.651, de 25.05.2012), e não consta de forma explicita nas leis que definiram a área amazônica brasileira para fins de políticas públicas nas décadas anteriores.

  • A utilização do adjetivo “legal” se dá pela necessidade de diferenciar o recorte definido por legislação da região amazônica definida pelo bioma ou pela bacia hidrográfica, bem como da Amazônia Internacional.
  • A criação da região da Amazônia Legal faz parte das competências da União, que, conforme o Art.43 da Constituição Federal, poderá articular sua ação em um mesmo complexo geoeconômico e social, visando a seu desenvolvimento e à redução das desigualdades regionais.

Nesse sentido, a Amazônia Legal foi instituída com o objetivo de definir a delimitação geográfica da região política captadora de incentivos fiscais com vistas à promoção de seu desenvolvimento regional. A Amazônia Legal é dividida em duas partes: a Amazônia Ocidental, composta pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, e a Amazônia Oriental, composta, por exclusão, pelos Estados do Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.

A Amazônia Ocidental foi mencionada, pela primeira vez, no Decreto-Lei n.291, de 28.02.1967, e ratificada no Decreto-Lei n.356, de 15.08.1968. A definição legal da área amazônica brasileira sempre esteve associada à criação de órgãos públicos e à implementação de políticas governamentais. A primeira definição data de 1953, feita pela Lei n.1.806, de 06.01.1953, que criou a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia – SPVEA e estabeleceu sua área de atuação, abrangendo a região compreendida pelos Estados do Pará e Amazonas; os Territórios Federais do Acre, Amapá, Guaporé e Rio Branco; e, ainda, a parte do Estado do Mato Grosso ao norte do Paralelo 16º, a parte do Estado de Goiás ao norte do Paralelo 13º, e a parte do Maranhão ao oeste do Meridiano 44º.

Foi uma construção geopolítica que visava definir uma área para aplicação de políticas territoriais e econômicas que incorporassem a vastidão norte do território brasileiro ao tecido socioeconômico do País, garantindo, assim, a soberania sobre o território.

  • Na década de 1960, mudanças no planejamento territorial brasileiro levaram à extinção da SPVEA e sua substituição pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, órgão que passou a ser responsável pela execução do Plano de Valorização Econômica da Amazônia.
  • A redação da Lei n.5.173, de 27.10.1966, entretanto, manteve a área amazônica definida pela Lei n.1.806, de 06.01.1953.

A área da Amazônia e, consequentemente, de atuação da SUDAM permaneceu inalterada até 1977, quando foi criado o Estado do Mato Grosso do Sul. A Lei Complementar n.31, de 11.10.1977, estendeu os limites da Amazônia para além do Paralelo 16º, fazendo-o coincidir com as divisas do Estado do Mato Grosso com o Estado do Mato Grosso do Sul.

Os limites da Amazônia Legal não foram alterados com a promulgação da Constituição Federal, que criou o Estado do Tocantins. Esses limites só voltariam a ser alterados em 2001, quando a Medida Provisória n.2.146-1, de 04.05.2001, extinguiu a SUDAM e criou a Agência de Desenvolvimento da Amazônia – ADA.

O limite representado pelo Paralelo 13º, vigente até então, foi substituído pelo limite entre os Estados de Goiás e Tocantins. A mesma redação foi dada pela Medida Provisória n.2.157-5, de 24.08.2001. A Lei Complementar n.124, de 03.01.2007, que recriou a SUDAM, estabeleceu, como sua área de atuação, exatamente a mesma definida nas Medidas Provisórias n.2.146-1 e n.2 157-5, de 2001.

Qual é a sigla do estado de Manaus?

Siglas dos estados, suas capitais e regiões

ESTADO SIGLA CAPITAL
Amazonas AM Manaus
Pará PA Belém
Acre AC Rio Branco
Rondônia RO Porto Velho

Qual é a capital do estado de Manaus?

Manaus | Amazonas » Manaus ( 11 voto(s), média: 3,73 de 5) Manaus, além de capital do estado do, é o maior centro econômico, financeiro e corporativo da, A cidade está no meio da maior floresta tropical de todo o mundo, a Floresta Amazônica, e se localiza na junção de dois dos principais rios que formam o Rio Amazonas, o Rio Negro e o Rio Solimões.

  1. A arquitetura e a cultura da cidade são pontos de destaque.
  2. É a cidade mais populosa de seu estado e a sétima do Brasil.
  3. Já foi conhecida como Cidade da Floresta e Coração da Amazônia no começo do século XX.
  4. A origem do nome da capital vem da tribo “manaós” que habitavam as áreas dos rios Negro e Solimões.

A cidade de Manaus foi fundada 1669, enquanto a Amazônia ainda era Capitania de São José do Rio Negro, com a criação do forte de São José da Barra do Rio, e a região em que a cidade foi criada era conhecida como Lugar da Barra. Por estar no encontro da água do rio Negro com o Solimões, em 1791, a região passou a ser sede da capitania.

  1. Em 1832, o Lugar da Barra passou a ser considerado uma vida, além disso, seu nome já havia sido trocado, e ganhou o nome que conhecemos hoje.
  2. A cidade passou por diversas mudanças históricas, culturais e econômicas que a transformaram em um polo arquitetônico, cultural e histórico.
  3. Entre os acontecimentos que se deram em Manaus estão: a Cabanagem e o Ciclo da Borracha.
See also:  Empresa De Onibus Que Faz Porto Velho Manaus?

Manaus é a maior cidade da Região Norte, tem uma área em torno de 11.400 km². A sua população é estimada maior que 2 milhões de habitantes, com uma densidade demográfica de mais de 170 hab/km². Esta localizado em um ponto estratégico, na confluência dos rios Negro e Solimões, o que torna a cidade praticamente um porto natural.

  • O relevo de Manaus é praticamente planície e baixos planaltos com altura média um pouco maior que 90m acima do nível do mar.
  • O clima da cidade é tropical úmido, tem uma média de temperatura de 26,7ºC e chuvas constantes.
  • Manaus tem uma economia sustentada por maior parte com o setor industrial, principalmente pelas industria de transportes e comunicação.

A fácil acessibilidade ao gás-natural é um fator que ajuda bastante no desenvolvimento do segundo setor na capital amazonense. A zona franca de Manaus, que oferece alguns benefícios e isenções de impostos para as industrias, também tornou a atividade econômica muito grande.

O turismo e a construção civil também movimenta bastante o mercado. A capital está localizada no meio da floresta amazônica, o que faz com que a vegetação esteja muito presenta nas áreas urbanas. A natureza está diretamente ligada com o estilo de vida da cidade. Reservas naturais e parques são comuns em Manaus, o Parque do Mindu, Área verde na Santa Etelvina e o maior jardim botânico do mundo, o Jardim Botânico Adolpho Ducke.

É por conta desta proximidade da natureza, o ecoturismo é um dos destaques da cidade. Outras atrações de Manaus é o seu turismo histórico e cultural. A capital foi por muito tempo, e ainda é, um grande centro de toda a região norte do país, além de ter passado por diversos acontecimentos históricos que enriquece ainda mais o passado do local.

Qual a população de Manaus?

Desenvolvimento humano – Segundo dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDH de Manaus passou de 0,601 em 2000 para 0,737 em 2010, considerado elevado, uma taxa de crescimento de 22,63%. No entanto, quando analisado o incremento nas últimas duas décadas, de 1991 a 2010, Manaus ficou abaixo das médias de crescimento nacional e estadual.

  1. A capital teve aumento de 41,46%, e a média nacional foi de 47,46% e estadual, 56,74%.
  2. A cidade apresenta bons índices, constituindo-se um ótimo lugar para concentração de investimentos.
  3. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,737, considerado alto, de acordo com dados de 2010, e a esperança de vida é de 74,5 anos, um aumento de 8,6 anos desde 1991, quando o município registrou 65,9 anos em esperança de vida.

A esperança de vida é maior nas zonas sul, centro-sul e centro-oeste, comparando com as demais regiões da área urbana.99,63% dos domicílios são atendidos pela rede de distribuição de energia elétrica, 89,65% pela rede de esgoto e água encanada e 98,29% são atendidos pela coleta de lixo, conforme dados de 2010 do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

  1. A população de Manaus é de 2 255 903 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, o que a coloca na posição de sétima cidade mais populosa brasileira, após São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte,
  2. Destes, 48,82% são homens e 51,18% são mulheres; e 99,49% vivem em área urbana e 0,51 % em área rural.

Entre as capitais estaduais brasileiras, foi Manaus quem registrou o maior crescimento populacional nas últimas décadas, de 22,24%, ultrapassando Recife e Curitiba, A taxa de fecundidade era de 2,1 filhos por mulher em 2010, e mais da metade da população (67,69%) tinha entre 15 e 64 anos de idade.

Em 2008, 97,63% de sua população era alfabetizada e, em 2010, 3,75% viviam em situação de extrema pobreza. A maior parte da população encontra-se nas zonas norte e leste da cidade, sendo a Cidade Nova o bairro mais populoso, com 121 135 habitantes. Com o início da industrialização na cidade, após a instalação do Polo Industrial de Manaus em 1967, o crescimento demográfico e populacional aumentou significativamente na capital do Amazonas.

Segundo os resultados dos últimos censos, a população da cidade elevou-se de 175 343 habitantes, em 1960, para 314 197 habitantes em 1970. Daí até 1991 a população cresceu para 1 010 544 habitantes, elevando sua densidade para 90,0 hab./km². Em termos percentuais, o aumento populacional entre 1960 e 1970 foi de 79,2% enquanto que de 1970 a 1980 foi de 104,5%.

Qual é o clima de Manaus?

Geografia de Manaus – A cidade de Manaus está situada no estado do Amazonas, na R egião Norte do Brasil, O município está localizado na porção nordeste do território amazonense, mais precisamente na margem esquerda do Rio Negro. O município é muito próximo da confluência de dois dos principais rios amazônicos: o Rio Negro e o Rio Solimões, que formam o Rio Amazonas,

  • O território da cidade é banhado ainda por vários cursos de água de menor porte.
  • A cidade foi fundada em uma área de planície aluvial, ou seja, formada pela deposição de sedimentos provenientes de processos geomorfológicos e hidrográficos.
  • Portanto, o relevo local é bastante uniforme e classificado como de planície,

As inundações na cidade são recorrentes, principalmente nos períodos de maior volume de chuvas. O clima de Manaus é do tipo equatorial, caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelo grande volume de chuvas. A umidade do ar é bastante elevada e é comum a ocorrência de fortes precipitações no final da tarde em razão do calor excessivo.

  • No geral, o verão é bastante chuvoso e o inverno é um pouco mais seco.
  • As temperaturas elevadas são constantes ao longo do ano, e a ocorrência de massas de ar polares na região é rara.
  • Já a vegetação do território manauara é tipicamente formada pela Floresta Amazônica,
  • A cidade encontra-se localizada em uma zona de elevada biodiversidade ambiental.

No município é comum encontrar espécies de animais do bioma amazônico, porém o crescimento urbano desordenado gerou a remoção de grande parte da vegetação nativa. As manchas de vegetação mais preservadas encontram-se na zona rural da cidade. Leia também: Queimadas na Amazônia — fenômeno decorrente principalmente da ação antrópica

Qual é a Região Metropolitana de Manaus?

Região metropolitana: Região metropolitana de Manaus. Municípios limítrofes: Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. Área total: 11.401,092 quilômetros quadrados. População total: 2.219.580 habitantes. Densidade demográfica: 158,06 habitantes/quilômetro quadrado.

Qual é a capital do estado de Manaus?

Manaus | Amazonas – Estados e Capitais do Brasil » Manaus ( 11 voto(s), média: 3,73 de 5) Manaus, além de capital do estado do, é o maior centro econômico, financeiro e corporativo da, A cidade está no meio da maior floresta tropical de todo o mundo, a Floresta Amazônica, e se localiza na junção de dois dos principais rios que formam o Rio Amazonas, o Rio Negro e o Rio Solimões.

A arquitetura e a cultura da cidade são pontos de destaque. É a cidade mais populosa de seu estado e a sétima do Brasil. Já foi conhecida como Cidade da Floresta e Coração da Amazônia no começo do século XX. A origem do nome da capital vem da tribo “manaós” que habitavam as áreas dos rios Negro e Solimões.

A cidade de Manaus foi fundada 1669, enquanto a Amazônia ainda era Capitania de São José do Rio Negro, com a criação do forte de São José da Barra do Rio, e a região em que a cidade foi criada era conhecida como Lugar da Barra. Por estar no encontro da água do rio Negro com o Solimões, em 1791, a região passou a ser sede da capitania.

See also:  Manaus O Que Tem De Bom?

Em 1832, o Lugar da Barra passou a ser considerado uma vida, além disso, seu nome já havia sido trocado, e ganhou o nome que conhecemos hoje. A cidade passou por diversas mudanças históricas, culturais e econômicas que a transformaram em um polo arquitetônico, cultural e histórico. Entre os acontecimentos que se deram em Manaus estão: a Cabanagem e o Ciclo da Borracha.

Manaus é a maior cidade da Região Norte, tem uma área em torno de 11.400 km². A sua população é estimada maior que 2 milhões de habitantes, com uma densidade demográfica de mais de 170 hab/km². Esta localizado em um ponto estratégico, na confluência dos rios Negro e Solimões, o que torna a cidade praticamente um porto natural.

  1. O relevo de Manaus é praticamente planície e baixos planaltos com altura média um pouco maior que 90m acima do nível do mar.
  2. O clima da cidade é tropical úmido, tem uma média de temperatura de 26,7ºC e chuvas constantes.
  3. Manaus tem uma economia sustentada por maior parte com o setor industrial, principalmente pelas industria de transportes e comunicação.

A fácil acessibilidade ao gás-natural é um fator que ajuda bastante no desenvolvimento do segundo setor na capital amazonense. A zona franca de Manaus, que oferece alguns benefícios e isenções de impostos para as industrias, também tornou a atividade econômica muito grande.

  • O turismo e a construção civil também movimenta bastante o mercado.
  • A capital está localizada no meio da floresta amazônica, o que faz com que a vegetação esteja muito presenta nas áreas urbanas.
  • A natureza está diretamente ligada com o estilo de vida da cidade.
  • Reservas naturais e parques são comuns em Manaus, o Parque do Mindu, Área verde na Santa Etelvina e o maior jardim botânico do mundo, o Jardim Botânico Adolpho Ducke.

É por conta desta proximidade da natureza, o ecoturismo é um dos destaques da cidade. Outras atrações de Manaus é o seu turismo histórico e cultural. A capital foi por muito tempo, e ainda é, um grande centro de toda a região norte do país, além de ter passado por diversos acontecimentos históricos que enriquece ainda mais o passado do local.

Qual a população de Manaus?

Desenvolvimento humano – Segundo dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDH de Manaus passou de 0,601 em 2000 para 0,737 em 2010, considerado elevado, uma taxa de crescimento de 22,63%. No entanto, quando analisado o incremento nas últimas duas décadas, de 1991 a 2010, Manaus ficou abaixo das médias de crescimento nacional e estadual.

A capital teve aumento de 41,46%, e a média nacional foi de 47,46% e estadual, 56,74%. A cidade apresenta bons índices, constituindo-se um ótimo lugar para concentração de investimentos. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,737, considerado alto, de acordo com dados de 2010, e a esperança de vida é de 74,5 anos, um aumento de 8,6 anos desde 1991, quando o município registrou 65,9 anos em esperança de vida.

A esperança de vida é maior nas zonas sul, centro-sul e centro-oeste, comparando com as demais regiões da área urbana.99,63% dos domicílios são atendidos pela rede de distribuição de energia elétrica, 89,65% pela rede de esgoto e água encanada e 98,29% são atendidos pela coleta de lixo, conforme dados de 2010 do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

  1. A população de Manaus é de 2 255 903 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, o que a coloca na posição de sétima cidade mais populosa brasileira, após São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte,
  2. Destes, 48,82% são homens e 51,18% são mulheres; e 99,49% vivem em área urbana e 0,51 % em área rural.

Entre as capitais estaduais brasileiras, foi Manaus quem registrou o maior crescimento populacional nas últimas décadas, de 22,24%, ultrapassando Recife e Curitiba, A taxa de fecundidade era de 2,1 filhos por mulher em 2010, e mais da metade da população (67,69%) tinha entre 15 e 64 anos de idade.

Em 2008, 97,63% de sua população era alfabetizada e, em 2010, 3,75% viviam em situação de extrema pobreza. A maior parte da população encontra-se nas zonas norte e leste da cidade, sendo a Cidade Nova o bairro mais populoso, com 121 135 habitantes. Com o início da industrialização na cidade, após a instalação do Polo Industrial de Manaus em 1967, o crescimento demográfico e populacional aumentou significativamente na capital do Amazonas.

Segundo os resultados dos últimos censos, a população da cidade elevou-se de 175 343 habitantes, em 1960, para 314 197 habitantes em 1970. Daí até 1991 a população cresceu para 1 010 544 habitantes, elevando sua densidade para 90,0 hab./km². Em termos percentuais, o aumento populacional entre 1960 e 1970 foi de 79,2% enquanto que de 1970 a 1980 foi de 104,5%.

Qual o clima de Manaus?

O município apresenta um relevo caracterizado por planícies, terras firmes, igapós e baixos planaltos, sendo que a altitude média é inferior a 100 metros. O clima é considerado tropical úmido (tipo Af segundo Köppen ).

Quais são os sucessos da cidade de Manaus?

Música – A cidade possui nomes de renome como Teixeira de Manaus, saxofonista, cujos sucessos mais lembrados são Deixa meu Sax entrar; Alegria do Sax, Amassa a Moça ; e o sambista Chico da Silva, cujos sucessos são Pandeiro é meu Nome ; Tempo Bom ; Esquadrão do Samba ; É Preciso Muito Amor ; Domingo de Manaus ; Cantiga de Parintins ; entre outros.

O município também foi o berço da banda Carrapicho, que ganhou fama mundial com o sucesso Tic, Tic Tac, tornando-se o hit número um em várias partes do mundo em 1996, chegando a ficar em primeiro lugar nas paradas de diversos países europeus. O grupo vendeu mais de 15 milhões de discos, especialmente na França,

Entre os cantores manauaras de maior reconhecimento, estão artistas como Vinícius Cantuária (autor do hit Só Você ), Eliana Printes, cantora de MPB, e a cantora de música pop eletrônica Lorena Simpson, Assim como outros setores da arte, a Manauscult e o Conselho Municipal de Cultura são responsáveis pela implementação de políticas no setor musical.

  • Várias das ações também são de inciativa da Secretaria de Estado da Cultura, entre as quais os festivais que a cidade sedia.
  • A cidade possui também a Orquestra Barroca do Amazonas (OBA), criada em 2009 pela Universidade do Estado do Amazonas e com seu repertório luso-brasileiro voltado ao período colonial, além da Orquestra Amazonas Filarmônica, a orquestra oficial do Festival Amazonas de Ópera, tendo sido criada por Júlio Medaglia em 26 de setembro de 1997.

A Secretaria de Estado da Cultura mantém o Festival Amazonas de Ópera (FAO), o Carnaval de Manaus, (com destaque ao desfile das escolas de samba, realizado no Sambódromo ) e o Festival Amazonas de Jazz, Outros eventos musicais, como o Festival do Mestiço, o Festival Folclórico do Amazonas, e o Boi Manaus, evento alusivo ao Festival Folclórico de Parintins, realizado próximo à data de aniversário do município, em 24 de outubro.