Quem Sao Os Candidatos A Governador De Manaus?

Quem Sao Os Candidatos A Governador De Manaus
Os candidatos ao governo estadual

  • Wilson Lima (União Brasil)
  • Amazonino Mendes (Cidadania)
  • Eduardo Braga (MDB)
  • Carol Braz (PDT)
  • Israel Tuyuka (PSOL)
  • Ricardo Nicolau (Solidariedade)
  • Henrique Oliveira (Podemos)
  • Nair Blair (Agir)

Quem é o governador do Estado de Manaus?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Para o ex-governador do Distrito Federal, veja Wilson Lima,

Wilson Miranda Lima
Wilson Lima em 2018.
49.º Governador do Amazonas
Período 1.º de janeiro de 2019 em exercício
Vice-governador Carlos Almeida
Antecessor(a) Amazonino Mendes
Dados pessoais
Nome completo Wilson Miranda Lima
Nascimento 26 de junho de 1976 (46 anos) Santarém, PA
Nacionalidade brasileiro
Partido PV (2013–2016) PR (2016–2018) PSC (2018–2022) UNIÃO (2022-presente)
Profissão Jornalista, redator e radialista

Wilson Miranda Lima ( Santarém, 26 de junho de 1976 ), é um jornalista, político e atual governador do Amazonas, filiado ao União Brasil (UNIÃO). Tornou-se conhecido ao apresentar o programa Alô Amazonas, da TV A Crítica, Nas eleições de 2022, Wilson foi reeleito governador do Amazonas, sendo o candidato mais votado na história do estado, com 1.039.192 votos, quebrando o próprio recorde de votos do ano de 2018.

Quem é o Vice-governador do Estado do Amazonas?

Carlos Alberto Souza de Almeida Filho (Manaus, 28 de junho de 1979) é um defensor público e político brasileiro. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), é o atual vice-governador do Amazonas.

Quais os cargos das eleições de 2022?

Saiba quais são os cargos em disputa nas Eleições 2022 e suas respectivas funções – 19/08/2022 – Ana Clara Cabral As eleições acontecem nos dias 2 e 30 de outubro, de 8h às 17h em todo o Brasil, observado o horário oficial de Brasília. Brasileiros e brasileiras já têm em outubro um compromisso marcado: as Eleições 2022. Este ano, cinco cargos estão em disputa para serem escolhidos como os representantes políticos do povo: presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

Os políticos eleitos vão ocupar os cargos no Governo Federal, governos estaduais, prefeituras, Congresso Nacional, Assembleias Legislativas, Câmaras de Vereadores e Câmara Legislativa do Distrito Federal. Confira quais são as funções dos cargos em disputa: Deputados federais As deputadas e os deputados federais são os representantes do povo no âmbito federal.

Compete a eles elaborar leis de abrangência nacional e fiscalizar os atos da pessoa que exerce a Presidência da República. Cabe aos parlamentares apresentar projetos de leis ordinárias e complementares, de decreto legislativo, de resolução e emendas à Constituição, bem como discutir e votar medidas provisórias editadas pelo Executivo e criar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

Deputados estaduais As deputadas e deputados estaduais ou distritais representam o povo na esfera estadual (Assembleia Legislativa) ou distrital (Câmara Legislativa do Distrito Federal). Compete a esses parlamentares legislar, propor, emendar, alterar e revogar leis estaduais. Eles também fiscalizam as contas do Poder Executivo estadual, entre outras atribuições.

Senadores Já as senadoras e os senadores são os representantes dos estados e do DF no Congresso Nacional. Assim como os integrantes da Câmara dos Deputados, têm a prerrogativa constitucional de fazer leis e de fiscalizar os atos do Poder Executivo. Além disso, a Constituição Federal prevê como competência privativa do Senado: processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, os que ocupam os cargos de presidente e vice-presidente, os ministros de Estado e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), os membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público, o procurador-geral da República e o advogado-geral da União.

See also:  Onde Fica A Central Da 99 Em Manaus?

Governadores A governadora ou o governador exerce o Poder Executivo no estado e no Distrito Federal. Cabe a quem ocupa o cargo representar, no âmbito interno, a respectiva Unidade da Federação nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Na chefia da administração estadual, é auxiliado pelas secretárias e secretários de estado.

Também participa do processo legislativo e responde pela segurança pública. Nesse caso, o governo estadual e do DF contam com as Polícias Civil e Militar e com o Corpo de Bombeiros. Em razão da autonomia dos estados e do Distrito Federal, cada constituição estadual e a Lei Orgânica do Distrito Federal estipulam as competências e responsabilidades do cargo.

  • Presidente da República A pessoa eleita para a Presidência da República governa e administra os interesses públicos da União.
  • Tem o dever de manter a integridade e a independência do país, bem como apresentar um plano de governo com programas prioritários, projetos de lei de diretrizes orçamentárias e propostas de orçamento.

Exerce também atribuições administrativas e legislativas. Entre as diversas atribuições administrativas do cargo estão nomear os titulares dos ministérios, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos tribunais superiores e o advogado-geral da União.

Quem são os atuais governadores?

Atuais governadores

Unidade federativa Governador
Minas Gerais (Mandatos anteriores) Romeu Zema (Romeu Zema Neto)
Pará (Mandatos anteriores) Helder Barbalho (Helder Zahluth Barbalho)
Paraíba (Mandatos anteriores) João Azevêdo (João Azevedo Lins Filho)
Paraná (Mandatos anteriores) Ratinho Júnior (Carlos Roberto Massa Júnior)

Quem é o candidato do Republicanos à prefeitura de Manaus?

Capitão Alberto Neto (Republicanos) – 3 de 10 Deputado federal Capitão Alberto Neto foi oficializado como candidato do Partido Republicanos à Prefeitura de Manaus. — Foto: Jucélio Paiva/Rede Amazônica Deputado federal Capitão Alberto Neto foi oficializado como candidato do Partido Republicanos à Prefeitura de Manaus. — Foto: Jucélio Paiva/Rede Amazônica Capitão Alberto Neto é anunciado para concorrer à Prefeitura de Manaus Capitão Alberto Neto tem 38 anos, foi professor de matemática, militar das Forças Armadas e oficial da Polícia Militar do Amazonas, onde comandou a Ronda Cândido Mariano (Rocam), as 2ª e 26ª Companhia Interativa Comunitária (CICOM).

See also:  Onde Estão Os Venezuelanos Em Manaus?

Quem é o vice da prefeitura de Manaus?

Gilberto Vasconcelos (PSTU) – 7 de 10 Convenção do PSTU em Manaus foi realizada de forma virtual. — Foto: Reprodução Convenção do PSTU em Manaus foi realizada de forma virtual. — Foto: Reprodução Os nomes foram confirmados durante convenção partidária no sábado (12), realizada de forma virtual. Gilberto Vasconcelos é anunciado para concorrer à Prefeitura de Manaus Gilberto Vasconcelos da Silva é professor da rede municipal e tem 53 anos. Foi candidato a vice-governador em 2014, quando Hebert Viana disputou uma vaga para o governo. Também disputou uma vaga para vereador, em 2016.

Atualmente, preside o diretório estadual do partido. Gilberto também é membro da Central Sindical e Popular – Conlutas do Amazonas.8 de 10 PT anunciou José Ricardo como candidato a prefeito neste domingo (13). — Foto: Roberta Bindá/Rede Amazônica PT anunciou José Ricardo como candidato a prefeito neste domingo (13).

— Foto: Roberta Bindá/Rede Amazônica José Ricardo Wendling tem 56 anos, é um economista e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores e atualmente deputado federal pelo Amazonas. Esta é a segunda vez que José Ricardo disputa uma vaga para prefeito de Manaus. José Ricardo é anunciado para concorrer à Prefeitura de Manaus Nascido no Rio Grande do Sul, mora em Manaus desde os 7 anos de idade. Formou-se em Economia na Universidade do Amazonas e em Direito pela Faculdade Nilton Lins. Atuou como professor, além de prestar consultoria econômica.

Filiado ao PT desde 1995, disputou duas vezes à Câmara Municipal de Manaus até ser eleito vereador em 2004. Foi reeleito em 2008. Em 2010, venceu a eleição para deputado estadual; e em 2014, foi reeleito à Assembleia Legislativa do Amazonas.9 de 10 PCdoB anuncia candidatura de Marcelo Amil à Prefeitura de Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1 AM PCdoB anuncia candidatura de Marcelo Amil à Prefeitura de Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1 AM O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) oficializou neste domingo (6) a,

O anúncio aconteceu por meio de uma convenção presencial, com transmissão virtual, na sede do Partido. Essa é primeira vez que o político disputa uma vaga para a chefia do executivo da capital amazonense. O candidato a vice na chapa é a professora Dora Brasil. Marcelo Amil é anunciado para concorrer à Prefeitura de Manaus O candidato é professor de “Noções básicas de Direito” para crianças e adolescentes de uma escola na Zona Norte de Manaus e defensor geral do Tribunal de Justiça Desportivo do Amazonas (TJD-AM).

  1. Amil começou sua jornada em prol dos movimentos aos 17 anos.
  2. Na época, Amil foi eleito presidente de grêmio estudantil e, posteriormente, eleito vice-presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Manaus.
  3. Já foi secretário de liderança parlamentar na Assembleia Legislativa do Amazonas, pré-candidato a senador da república, pré-candidato a governador do Amazonas e candidato a deputado federal.
See also:  Que Horas Fecha Os Postos De Gasolina Em Manaus?

Luis Ricardo Saldanha Nicolau é diretor do Grupo Samel, deputado estadual pelo PSD e, desde julho deste ano, é presidente municipal do PSD, partido que ajudou a fundar há quase uma década. Tem 45 anos de idade, é natural de Manaus e casado com a advogada Marcia Nicolau, com quem tem duas filhas. Ricardo Nicolau é anunciado para concorrer à Prefeitura de Manaus Nicolau começou a trabalhar aos 16 anos, ao lado do pai, o médico neurocirurgião e ex-deputado federal Dr. Luiz Fernando Nicolau, na administração do Hospital e Pronto-Socorro dos Acidentados e, posteriormente, na Sociedade Pró-Saúde.

  • Em 2011, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para o primeiro biênio da 17ª Legislatura, vencendo por 21 votos a três, o mais jovem presidente da história.
  • Em 2013, assumiu os cargos de Ouvidor-Corregedor e presidente da Comissão de Saúde da Aleam.10 de 10 Novo oficializou candidatura de Romero Reis à Prefeitura de Manaus, neste sábado (12).

— Foto: Amarildo Campos/Rede Amazônica Novo oficializou candidatura de Romero Reis à Prefeitura de Manaus, neste sábado (12). — Foto: Amarildo Campos/Rede Amazônica O Partido Novo oficializou, durante convenção partidária na tarde deste sábado (12),,

O candidato a vice pela sigla é Eduardo Costa. Essa é a primeira vez que o Romero Reis disputa a prefeitura de Manaus. O partido decidiu não firmar coligação com outros partidos. Romero Reis é engenheiro, empresário e major da reserva do Exército Brasileiro. Estudou em escolas públicas, se formou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), e no Instituto Militar de Engenharia (IME) e concluiu pós-graduação MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

Romero Reis é anunciado para concorrer à Prefeitura de Manaus Por 10 anos foi o responsável técnico de obras do Exército nos estados da Amazônia Legal. Nos anos 2000, Romero foi para a reserva militar e passou a dedicar-se ao empreendedorismo, trabalhando em sua empresa de engenharia, que emprega hoje cerca de mil pessoas e investe no desenvolvimento de seus colaboradores através de ações como cursos de alfabetização, investimentos em capacitação e bolsas de estágios.

Entre 2015 e 2018, Romero foi presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Estado do Amazonas (ADEMI/AM), onde criou o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus, do qual foi o primeiro presidente e tem como objetivo reunir cidadãos apaixonados por Manaus que desejam atuar para inserir a capital amazonense entre as melhores cidades brasileiras para se viver e trabalhar.

: Candidatos a prefeito de Manaus nas eleições 2020; veja quem são